FAQ

1 – O QUE SÃO FLORES COMESTÍVEIS?

São flores cultivadas com o objectivo de poderem ser utilizadas na alimentação humana. São espécies identificadas cientificamente, cultivadas em Modo de Produção Biológico (sem químicos de síntese nem pesticidas), com potencial gastronómico em termos de palatibildade e digestibilidade e cujo processamento cumpre as regras relativas aos produtos alimentares.

2 – COMO SÃO CULTIVADAS AS NOSSAS FLORES COMESTÍVEIS?

São cultivadas em Modo Biológico certificado, respeitando todos os princípios de produção ecológica, num Jardim de Biodiversidade, de cerca de 1,5hectares, onde convivem mais de 250 espécies vegetais e outros seres  importantes para o equilíbrio do sistema.

3 -  QUE FUNÇÕES PODEM CUMPRIR AS FLORES NA GASTRONOMIA?

As Flores comestíveis são usadas, não só para dar uma nota de sofisticação aos pratos, enriquecendo-os visualmente, mas também organoleticamente (dando, cor,  sabor e aroma). São ainda ricas medicinal e nutricionalmente, estando esta riqueza directamente relacionada com a quantidade em que são utilizadas. Um dos aspectos mais importantes a realçar, sempre que são utilizadas de forma equilibrada e contextualizada, é o facto de contribuírem para que a refeição se torne mais apelativa e, se possível, memorável!

4 – AS FLORES COMESTÍVEIS SÃO UTILIZADAS APENAS EM SOBREMESAS OU NA ALTA COZINHA?

Não! A diversidade de flores comestíveis é muito vasta, pelo que a cada uma, atribuímos uma personalidade muito própria, podendo ser definido o seu potencial baseado na sua cor, sabor, aroma, textura, beleza ou um conjunto de todos estes atributos. Por uma questão de facilidade, dividimos as nossas flores em flores de legumes, Flores de Aromáticas, Flores de Jardim e Flores autóctones. Assim, há flores comestíveis que se adaptam a todos os pratos que possa imaginar, dos mais simples aos mais sofisticados, não esquecendo das bebidas. É uma questão de ir seguindo as sugestões que vamos disponibilizando nas embalagens e Nos workshops que vamos fazendo e ir ensaiando a introdução das flores nas receitas que já domina.

5 – ENCONTRAR UM INSETO NUMA FLOR COMESTÍVEL FRESCA É SINAL DE FALTA DE HIGIENE?

Não necessariamente! As flores existem na natureza, com o seu aspeto apelativo e pelo açucar, que normalmente acumulam, para poderem atrair os insectos para a polinização, pelo que, num jardim produzido em Modo Biológico, em que primamos por aumentar a biodiversidade no ecossistema, é possível encontrar alguns bichinhos dentro ou na parte externa das pétalas ou cálice da flor. Não significa, no entanto, que não tenhamos definidas estratégias para reduzir a incidência dos insectos nas flores, como sendo a colheita ao amanhecer ou ao entardecer, a protecção das flores com redes finas, a inspecção das flores no ato da embalagem, entre outras.

6 – COMO FAZER UMA ENCOMENDA?

Para comprar os nossos produtos basta ir adicionando ao carrinho de compra os produtos pretendidos. Depois é só optar por um dos vários meios de pagamento disponíveis, preencher os dados de faturação e de envio e finalizar a encomenda. É importante deixar o seu contacto telefónico para esclarecimento de pormenores da encomenda e para disponibilizar ao serviço de transporte da mesma.

7 – COMO SÃO ENTREGUES OS PRODUTOS?

As entregas são feitas, no caso dos frescos, por transportadora de frescos (prazo médio entre colheita e entrega de 24 horas) e no caso de produtos menos perecíveis, em transportadora em ambiente (prazo médio de entrega de 24 a 48 horas), pelo serviço CTT Expresso (encomendas urgentes).

8 – COMO CONSERVAR OS PRODUTOS FRESCOS?

A melhor forma de os conservar, é mante-los na embalagem original, a uma temperatura de +2ºC a +6ºC.

9– COMO CONSERVAR OS QUE NÃO REQUEREM REGRIGERAÇÃO?

A melhor forma de os conservar é em lugar fresco e seco ao abrigo da luz. No caso das Compotas, geleias e marmeladas, dado o seu reduzido teor em açúcar devem manter-se nestas condições até à abertura, tendo necessidade, após abertura de ser conservados em ambiente refrigerado (+2ºC a +6ºC.) durante um prazo estipulado no rótulo de cada produto.

10 – GOSTARIA DE PREPARAR UM EVENTO TEMÁTICO, COM RECURSO A ERVAS E FLORES... EM QUE MEDIDA A ERVAS FINAS PODE AJUDAR?

Temos já vasta experiência na organização e participação em eventos Gastronómicos  ligados à Natureza. E estamos, por isso, atentos e receptivos a novos desafios. Poderemos responder às Vossas necessidades fornecendo os Nossos produtos ou desenvolvendo o próprio evento (da ideia, à conceção de menus, até à condução do próprio evento).

Fale connosco!

email: formação@ervasfinas.com

telefone: 962822988

11 – É POSSÍVEL VISITAR A ERVAS FINAS?

Dada a elevada quantidade de tarefas que temos em mãos diariamente não nos é possível receber visitas interpretativas individuais. Organizamos, no entanto, workshops, que vamos publicando na nossa página de Facebook, e em que poderá via a inscrever-se. Temos ainda previstos para 2017 dias abertos em que poderá vir visitar-Nos e aproveitar para conhecer o nosso espaço produtivo e a nossa loja física. 

×